sábado, 12 de junho de 2010

O Reino de Deus

A palavra Reino de Deus vem do grego Basileia e significa um governo teocrático.No Novo Testamento, no entanto se reporta ao tema central da teologia de Jesus nos sinópticos.
Os judeus esperavam um reino politico, mas Jesus disse que o seu reino era um reino de justiça, gozo e paz.
Eles esperavam um reino mais rico que o reino de Salomão, mas Jesus disse no sermão do monte que os pobres são fortes candidatos ao reino de Deus.
Eles esperavam um reino de guerra, Jesus ensinou a não revida. Eles esperavam um reino de grandeza, Jesus disse que o reino de Deus é dos pequenos, e quem quiser ser grande será pequeno no reino. Mt 5
Eles esperavam um reino sectarista, mas Jesus disse que muitos viriam de longe para assentar na mesa do reino de Deus e muitos que se intitulam detentores do reino seriam lançados fora do reino.
Eles esperavam um reino de aparência, Jesus não olha a aparência do homem e ensina que o reino é como o grão de mostarda,quase invisível, mas cresce sem a percepção de como cresceu. O próprio Jesus foi subindo como raiz de uma terra seca, não tinha parecer e nem formosura e olhando para ele, nenhuma beleza o víamos para que fosse desejado.
Os judeus esperavam um reino de orgulho humano, João Baptista preconiza em sua mensagem que o machado deste reino vem para cortar o orgulho que herdamos de Adão e sua arrogância que buscou ser igual a Deus pela não obediência.
Eles esperavam um reino litúrgico nos moldes tradicionais, Jesus ensinou um reino profético com poder de transformar o ser humano.
Eles esperavam um Rei montado num cavalo branco de guerra, ele veio montado num jumento e lamentou o desprezo que Jerusalem teve pelo o evangelho da paz que ele trouxe.
Eles esperavam um reino religioso, Jesus disse: nem todo que professa a religião entra no reino de Deus, mas aquele que obedece a minha vontade.
Com essa singela reflexão bíblica e teológica, pergunto eu:
Como a Igreja do tempo presente espera o reino de Deus?